Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Defesa de Zambelli apresentará laudo médico para justificar saída da prisão

Nova audiência da parlamentar brasileira foi marcada para quarta-feira (13)

Compartilhar matéria

A defesa da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresentará, nesta quarta-feira (13), laudos médicos à justiça italiana.

O objetivo é demonstrar a fragilidade de saúde da parlamentar brasileira, o que justificaria que ela aguardasse o processo de extradição fora da prisão.

Zambelli está presa desde 29 de julho. Na última audiência, foi autorizado o acesso a medicamentos na prisão feminina de Rebibbia, em Roma.

A parlamentar alega sofrer a Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença rara que causa frouxidão nos músculos e articulações.

A defesa irá sugerir que a parlamentar fique em um apartamento em Roma, cumprindo medidas cautelares, até que seja decidido o processo de extradição.

A audiência desta quarta-feira (13), diferentemente da anterior, terá a presença de um representante da AGU (Advocacia-Geral da União).

O Ministério do Interior da Itália, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro, recebeu o pedido de extradição em 12 de junho.

Após a prisão da deputada, para fins extradicionais, um tribunal italiano avalia se há condições de extradição, analisando documentação e a condenação pelo crime de invasão de dispositivo eletrônico.

Depois da decisão do tribunal, aceitando ou negando, o processo volta ao Ministério do Interior, que informa a decisão à Embaixada do Brasil na Itália.

A partir daí, se tiver autorizada a extradição, o processo entra na fase logística, em que a parlamentar é trazida ao Brasil.

Em maio deste ano, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) junto ao hacker Walter Delgatti.