Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Elmar se reúne com Lula e reforça candidatura à sucessão na Câmara

Encontro aconteceu no Palácio do Planalto e durou cerca de duas horas

O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA)
A Lula, Elmar reforçou sua intenção de disputar a presidência da Câmara  • 13/03/2024 - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento, esteve, nesta quarta-feira (11), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e durou cerca de duas horas.

No encontro, o parlamentar reforçou candidatura para disputar a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa Legislativa.

União com Brito

Após Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmar candidatura e despontar como franco favorito, Elmar decidiu unir forças com Antônio Brito (PSD-BA).

O plano é manter a candidatura dupla até o fim do ano. Em janeiro, quem aparecer em melhor condição de enfrentar Motta permanece na disputa.

Elmar argumenta, e sustentou isso a Lula, que Motta não tem consenso em toda a base aliada. O líder do Republicanos, no entanto, já contabiliza apoios em siglas que representam mais da metade do plenário da Casa Legislativa.

Sem racha

Segundo interlocutores, o presidente apenas pediu que a disputa não provoque um racha na base aliada a ponto de afetar as votações de interesse do governo.

O receio é que seja eleito um presidente da Casa Legislativa com mágoas em relação ao Palácio do Planalto.

O presidente tem lembrado de eleições passadas que, por um racha na base aliada, geraram traumas no Palácio do Planalto: Severino Cavalcanti, em 2005, Arlindo Chinaglia, em 2007, e Eduardo Cunha, em 2015.

Lira e Motta

Nesta quarta-feira (11), Hugo Motta almoçou com Lira.

A expectativa é que o presidente da Câmara – que tinha predileção por Elmar – agora anuncie apoio ao líder do Republicanos.