Elmar se reúne com Lula e reforça candidatura à sucessão na Câmara
Encontro aconteceu no Palácio do Planalto e durou cerca de duas horas


O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento, esteve, nesta quarta-feira (11), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e durou cerca de duas horas.
No encontro, o parlamentar reforçou candidatura para disputar a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa Legislativa.
União com Brito
Após Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmar candidatura e despontar como franco favorito, Elmar decidiu unir forças com Antônio Brito (PSD-BA).
O plano é manter a candidatura dupla até o fim do ano. Em janeiro, quem aparecer em melhor condição de enfrentar Motta permanece na disputa.
Elmar argumenta, e sustentou isso a Lula, que Motta não tem consenso em toda a base aliada. O líder do Republicanos, no entanto, já contabiliza apoios em siglas que representam mais da metade do plenário da Casa Legislativa.
Sem racha
Segundo interlocutores, o presidente apenas pediu que a disputa não provoque um racha na base aliada a ponto de afetar as votações de interesse do governo.
O receio é que seja eleito um presidente da Casa Legislativa com mágoas em relação ao Palácio do Planalto.
O presidente tem lembrado de eleições passadas que, por um racha na base aliada, geraram traumas no Palácio do Planalto: Severino Cavalcanti, em 2005, Arlindo Chinaglia, em 2007, e Eduardo Cunha, em 2015.
Lira e Motta
Nesta quarta-feira (11), Hugo Motta almoçou com Lira.
A expectativa é que o presidente da Câmara – que tinha predileção por Elmar – agora anuncie apoio ao líder do Republicanos.
É crime eleitoral tirar foto da urna? O que é proibido na hora do voto