Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Governo usa operação contra Master para reforçar discurso em defesa da PF

Distribuição de recursos para corporação é um dos principais embates do PL Antifacção

Compartilhar matéria

O governo federal pretende usar a operação desta terça-feira (18) em torno do Banco Master como um último argumento contra a perda de recursos da PF (Polícia Federal).

A força-tarefa da PF foi deflagrada no mesmo dia em que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou o PL Antifacção.

A última versão do relator Guilherme Derrite (PP-SP), segundo o governo federal, reduz em R$ 27 milhões os recursos disponíveis para Polícia Federal, além de R$ 300 milhões de fundos de segurança pública e de combate às drogas.

Desde a manhã desta terça, o Palácio do Planalto tem argumentado que reduzir os recursos da Polícia Federal é prejudicar o combate à criminalidade. E que, portanto, a última versão precisa ser alterada.

Hugo se reunirá ainda nesta terça-feira (18) com os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). O objetivo é tentar chegar a um consenso antes que a proposta seja levada a plenário.

A maior parte dos líderes partidários concorda que a garantia de que não haverá perdas para a Polícia Federal precisa ser analisada, nem que votada por meio de um destaque.

A Operação Compliance Zero combate a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.