Lula admite a aliados que governo precisa sair do modo “gestão de crise”
Presidente pede medidas populares para tentar reverter debate público
O presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) tem reconhecido a aliados que o governo precisa sair do modo “gestão de crise”. O pedido do petista é para que a Casa Civil organize medidas de impacto rápido e direto.
Segundo relatos à CNN, a avaliação é de que, até agora, o governo petista não conseguiu pautar o debate público. E tem ficado refém de crises políticas ou de críticas da oposição. Nas palavras de um auxiliar, a gestão não pode “continuar a reboque”.
Nos bastidores, assessores palacianos reconhecem que o episódio do IOF ajudou a manter a popularidade do presidente em baixa, um exemplo do que o governo petista não deve fazer: anunciar medidas sem antes discutir com a cúpula do Congresso Nacional.
Além disso, a avaliação é de que críticas da oposição não podem ficar sem resposta, porque é necessário municiar a militância com argumentos favoráveis ao governo federal.
A ideia é também de que Lula reassuma o protagonismo dos anúncios de medidas. Nos últimos meses, o presidente tem delegado a integrantes da equipe ministerial. A última pesquisa Genial/Quaest mostrou que a popularidade do presidente atingiu o menor patamar desde o início de seu terceiro mandato. O escândalo das fraudes do INSS foi um dos responsáveis.
A avaliação no Palácio do Planalto é de que o anúncio da investigação foi equivocado. Para assessores do governo, Lula deveria ter protagonizado o episódio, acusando o governo anterior de não ter investigado, diferentemente da atual gestão.



