Lula apresenta projetos prioritários a Motta e Alcolumbre na semana que vem
Pauta governista para 2025 no Congresso está sendo alinhada pelo Palácio do Planalto


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentará, na próxima semana, uma lista de projetos prioritários do governo ao Congresso Nacional.
A lista tem sido preparada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que pretende entregá-la em mãos aos presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Hugo Motta (Câmara).
A relação incluirá, por exemplo, a PEC da Segurança, que reformula as forças policiais, a reforma tributária sobre a renda e a PEC dos Militares, que exige que o militar passe para a reserva para ser candidato em processo eleitoral.
Em janeiro, as pastas ministeriais mandaram uma relação de prioridades ao Palácio do Planalto. O pacote governista irá priorizar ainda medidas nas áreas da educação e do meio ambiente.
Tanto Alcolumbre como Motta já sinalizaram a Lula a disposição de fazer esforço concentrado para aprovar medidas econômicas.
Em conversas reservadas, Lula tem afirmado que o foco do governo agora tem de ser econômico, principalmente em medidas para baixar a inflação sobre o preço dos alimentos.
A questão é apontada hoje como o principal elemento que pode desgastar a imagem do governo federal neste ano, além de um eventual reajuste da gasolina.