Lula avalia ligação a Trump por nova reunião para discutir tarifaço
Telefonema pode ocorrer caso data para encontro entre os dois chefes de Estado não seja definida em reunião, nesta semana, entre chanceler Mauro Vieira e secretário Marco Rubio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia telefonar a Donald Trump caso os Estados Unidos não acenem com uma nova data para o encontro entre o brasileiro e o republicano ainda neste ano.
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, deve se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta semana, no Canadá. A expectativa do Palácio do Itamaraty é de que Rubio acene a Vieira uma data para o encontro entre Lula e Trump.
Caso a reunião entre Vieira e Rubio não chegue a um consenso, Lula sinalizou disposição em telefonar a Trump para marcar um encontro, provavelmente nos Estados Unidos, em dezembro.
Lula pretendia conversar com Trump na reunião do G20, na África do Sul, no final deste mês. O americano, porém, anunciou que não irá comparecer à reunião.
O Itamaraty quer garantir, ainda neste ano, ao menos uma suspensão temporária das tarifas de 40% sobre produtos brasileiros. A ideia é que, com isso, no ano que vem, seja possível reduzir o percentual para 10%.
Os governos brasileiro e americano já discutem contrapartidas, que envolvem tanto imposto sobre o etanol como o acesso a metais raros.
Lula chegou a sugerir que Trump marcasse presença na COP30 até para, caso quisesse, discordar das políticas climáticas. O americano, porém, recusou o convite.



