Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Lula planeja capitanear pauta governista no primeiro semestre

Presidente quer participar diretamente da articulação com líderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  • Adriano Machado/Reuters (5.abr.24)
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a um grupo de aliados a intenção de capitanear pessoalmente a pauta governista no primeiro semestre. A ideia é que o petista atue diretamente na conversa com deputados e senadores.

As prioridades são a PEC da Segurança e a reforma tributária sobre a renda. O governo federal prepara conteúdo publicitário para esclarecer as medidas.

Lula, aliás, já planeja uma reunião com os futuros líderes partidários, que serão definidos em fevereiro, para apresentar e defender especificamente essas medidas.

O pacote da segurança inclui mudanças nas atribuições das forças policiais e o aumento da atuação contra facções criminosas.

Já a reforma tributária incluirá a atualização da tabela do imposto de renda, o aumento da faixa de isenção até R$ 5 mil e a taxação para rendimentos superiores a R$ 50 mil.

O presidente tem sido aconselhado a focar mais na pauta doméstica um ano antes da disputa presidencial de 2026.