Mauro Vieira retorna a Brasília após ataque a Venezuela
Ministro das Relações Exteriores participará de reunião de emergência do governo, em Brasília, nesta manhã
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, retornará para Brasília neste sábado (3) em meio às discussões sobre os ataques dos Estados Unidos à Venezuela. O governo terá reunião de emergência nesta manhã no Itamaraty, na capital federal, com a participação de integrantes da diplomacia e militares.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repudiou a ação norte-americana e afirmou, pelas redes sociais, que os Estados Unidos cometeram uma "afronta gravíssima" e ultrapassou uma "linha inaceitável".
O chefe do Executivo deve participar da reunião por videoconferência e também avalia antecipar o seu retorno para a capital federal. De recesso na Restinga da Marambaia, o presidente retornaria na terça-feira (6).
O chanceler Mauro Vieira também tinha retorno previsto apenas no início da próxima semana. Mais cedo, como a CNN mostrou, Vieira conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto.
Segundo o chanceler venezuelano, Vieira "expressou sua forte condenação a este ato sem precedentes de agressão militar criminosa".
O ataque à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro foram anunciados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em publicação nas redes sociais. Segundo ele, Maduro foi capturado e levado para fora do país.
Nos últimos meses, a tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela cresceu após o Pentágono deslocar um grande contingente militar e atacar embarcações no Caribe, com a justificativa de combate ao narcotráfico.
