Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

PEC do 6x1 deve ser protocolada na volta do recesso parlamentar

Erika Hilton pretende discutir a proposta com o futuro presidente da Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton  • Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Erika Hilton, disse à CNN que pretende protocolar a proposta que acaba com a escala 6x1 logo que o Congresso voltar do recesso, em fevereiro.

A proposta, que alteraria o regime trabalhista, já tem as assinaturas necessárias para tramitar na Casa Legislativa e conta com apoio de siglas de esquerda e de centro.

A parlamentar afirmou que a proposta foi discutida nos últimos dias com vereadores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Com o fim do recesso parlamentar, pretendo protocolar o texto e procurar, sim, o presidente [da Casa Legislativa]”, disse.

A eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados foi marcada para o dia 1º de fevereiro. O favorito é o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB).

A líder do PSOL também aguarda a definição do deputado federal que irá relatar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ  para se reunir com ele.

A proposta dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil.

Ou seja, em vez de 6 dias de trabalho e 1 dia de folga, o texto estabelece 4 dias de trabalho e 3 dias de folga.

A parlamentar, no entanto, está disposta a discutir a possibilidade de um meio termo. Os partidos de centro, por exemplo, defendem uma escala de 5 dias de trabalho e 2 dias de folga.