Pesquisa Nexus: fim da escala 6×1 tem maior apoio no Nordeste e no Sudeste
Levantamento obtido com exclusividade pela CNN mostra que mudança da escala de trabalho tem menor apoio no Sul
Uma pesquisa obtida com exclusividade pela CNN mostra que o apoio ao fim da escala 6×1 é maior no Nordeste e no Sudeste.
De acordo com levantamento feito pela Nexus, a proposta apresentada ao Congresso Nacional conta com o apoio de 65% da população brasileira.
A adesão chega a 74% no Nordeste e atinge 66% no Sudeste. Nas demais regiões do país, o apoio tem sido inferior à média nacional – Norte (59%), Centro-Oeste (57%) e Sul (56%).
No Brasil, 42% dos entrevistados acreditam que uma escala de 4×3 traria impactos positivos para a sociedade em geral. Por outro lado, 30% avaliam que os impactos seriam negativos e, para 22%, não faria diferença.
O Sul é a única região em que a maioria dos moradores pensa que uma jornada reduzida traria mais impactos negativos (40%) do que positivos (36%).
O Sudeste (46%) e o Nordeste (43%) concentram o maior percentual da população otimista em relação às mudanças na jornada de trabalho.
Sobre o impacto para o desenvolvimento econômico, o país se divide. No cenário nacional, 40% acreditam em benefícios, 27% em prejuízos e 27% que não faria diferença.
No Sudeste, Nordeste e Norte, prevalece a visão de que a medida seria mais benéfica. Já no Sul e Centro Oeste, o entendimento predominante é de que haveria prejuízos.
A qualidade de vida dos trabalhadores é a área em que os brasileiros acreditam que haverá mais benefícios (65%) com a redução da jornada de trabalho.