Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

PSB resiste a formar federação com PT para 2026

Nas últimas semanas, dirigentes petistas têm defendido a abertura de uma negociação com o partido aliado

Compartilhar matéria

O PSB, de Geraldo Alckmin, resiste a formar uma federação partidária com o PT para as eleições gerais de 2026.

Nas últimas semanas, lideranças petistas têm defendido que o PT dialogue com partidos como PSB e PDT.

A cúpula nacional do PSB, no entanto, considera improvável um acordo partidário, que já havia sido tratado para o pleito de 2022.

O ponto de resistência é o mesmo: São Paulo. Uma parcela do partido defende que o PSB se transforme em uma alternativa de esquerda com postura moderada.

A formação de uma federação partidária implica apoios aos mesmos candidatos em um período de quatro anos.

Hoje, o PT já é federado ao PCdoB e ao PV. Assim como o PSB, o PDT também não vislumbra caminho para uma federação partidária para 2026.

O principal ponto de resistência tem sido o Ceará. Além da possibilidade de Ciro Gomes se lançar novamente candidato a presidente, a sigla pretende apoiar uma candidatura de oposição ao atual governador petista.