"Quem decide é Bolsonaro", diz Valdemar sobre chapa da direita
Nas últimas semanas, dirigentes de centro e direita passaram a discutir perfil de candidaturas para o próximo ano
O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, disse à CNN Brasil que caberá a Jair Bolsonaro (PL) decidir os nomes que vão compor a chapa presidencial de oposição em 2026.
Nas últimas semanas, a direita e o centro têm discutido o perfil da candidatura de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa ao Palácio do Planalto.
Enquanto dirigentes do PP e do PSD defendem a ausência do sobrenome Bolsonaro na chapa eleitoral, o PL argumenta que um integrante da família deve fazer parte da candidatura de oposição.
“Bolsonaro é quem decidirá o formato”, disse Valdemar à CNN Brasil.
Hoje, o nome favorito é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que nega a pretensão de disputar a Presidência da República.
Caso Tarcísio mude de ideia, o PL defende que Michelle (DF) ou Flávio Bolsonaro (RJ) componham a chapa de direita. Os partidos de centro, porém, preferem um nome do PSD ou do PP, como Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MS) ou Ratinho Júnior (PSD-PR).
A expectativa é de que, antes da decretação da prisão de Bolsonaro, o atual líder da direita se reúna com dirigentes de direita e de centro para sinalizar a sua posição.
O entorno de Tarcísio, porém, acredita que Bolsonaro não tomará uma decisão neste ano e deve se posicionar apenas em junho, às vésperas do pleito nacional.
O objetivo seria, assim, não enfraquecer o movimento em defesa de uma anistia, além de potencializar uma eventual transferência de votos.