Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Valdemar nega que Bolsonaro tenha definido candidato ao Planalto para 2026

Presidente do PL se reuniu, na tar dequinta-feira (25), com ex-presidente, ocasião em que os dois discutiram o cenário eleitoral para o próximo ano

Compartilhar matéria

O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, negou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha definido um candidato da direita para a sucessão presidencial de 2026.

O dirigente partidário se reuniu na quinta-feira (25) com o ex-presidente e os dois avaliaram o cenário eleitoral do ano que vem, sobretudo a disputa ao Senado Federal.

Os partidos de centro-direita têm pressionado Bolsonaro a escolher o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos. O próprio governador, porém, afirmou que sua prioridade é a disputa à reeleição.

“Ele [Bolsonaro] vai ser o candidato”, reafirmou o dirigente partidário, apesar da inelegibilidade do ex-mandatário do Palácio do Planalto até 2030, determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A expectativa é de que Bolsonaro só defina um nome em 2026, já que são pequenas as chances de reverter seu impedimento de ser candidato a presidente.

O PL pretende fazer a maior bancada partidária ao Senado Federal nas eleições do próximo ano. Além de ter filiado o ex-governador do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, o partido está em negociação com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).

Na semana que vem, Bolsonaro se reunirá com Tarcísio, em Brasília. O governador negou que discutirão sobre o PL da Anistia. Tarcísio, que vinha discutindo a proposta, submergiu na última semana e decidiu focar sua agenda em São Paulo.

Segundo interlocutores do governador, ele tem se convencido de que o melhor seria disputar a reeleição, tanto diante da falta de palanques, como pela resistência da família Bolsonaro.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), mesmo nos Estados Unidos, anunciou que será candidato, nem que seja por outra sigla, contra o governador de São Paulo.

Desde o discurso no ato de 7 de setembro, em São Paulo, Tarcísio também não conversou com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A crítica do governador ao magistrado foi vista como errática na Suprema Corte.