Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Antes do Natal, Lula reunirá ministros para balanço da gestão

Último encontro do ano com time ministerial está previsto para terceira semana de dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá reunir todos os ministros, em um último encontro ministerial de 2025, na terceira semana de dezembro.

A ideia é juntar o time para fazer um balanço dos três anos da gestão petista, antes da entrada no ano eleitoral de 2026. Há ainda uma expectativa de que o presidente repasse orientações sobre a reta final do terceiro mandato.

Será o terceiro encontro do ano com todos os ministros. Tradicionalmente, o Palácio do Planalto realiza encontros do tipo, ao fim de cada ano, em um momento de confraternização do presidente da República com o primeiro escalão.

Em 2024, Lula reuniu os 38 titulares para um almoço no Palácio da Alvorada. O petista estava recém-liberado por ordens médicas, após o acidente doméstico em que bateu a cabeça e precisou drenar um hematoma na região entre o osso do crânio e o cérebro.

Na ocasião, havia uma pressão de aliados por uma reforma ministerial. Hoje, o cenário é bem diferente: Lula se prepara para a disputa à reeleição e boa parte dos ministros deve deixar os cargos em abril por causa da necessidade de desincompatibilização em abril, exigida pelas regras eleitorais para que possam disputar o pleito.

Sidônio Palmeira chegou a participar do encontro ainda no posto de ex-marqueteiro da campanha de Lula de 2022. Menos de um mês depois, substituiu Paulo Pimenta no comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.