Antes do Natal, Lula reunirá ministros para balanço da gestão
Último encontro do ano com time ministerial está previsto para terceira semana de dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá reunir todos os ministros, em um último encontro ministerial de 2025, na terceira semana de dezembro.
A ideia é juntar o time para fazer um balanço dos três anos da gestão petista, antes da entrada no ano eleitoral de 2026. Há ainda uma expectativa de que o presidente repasse orientações sobre a reta final do terceiro mandato.
Será o terceiro encontro do ano com todos os ministros. Tradicionalmente, o Palácio do Planalto realiza encontros do tipo, ao fim de cada ano, em um momento de confraternização do presidente da República com o primeiro escalão.
Em 2024, Lula reuniu os 38 titulares para um almoço no Palácio da Alvorada. O petista estava recém-liberado por ordens médicas, após o acidente doméstico em que bateu a cabeça e precisou drenar um hematoma na região entre o osso do crânio e o cérebro.
Na ocasião, havia uma pressão de aliados por uma reforma ministerial. Hoje, o cenário é bem diferente: Lula se prepara para a disputa à reeleição e boa parte dos ministros deve deixar os cargos em abril por causa da necessidade de desincompatibilização em abril, exigida pelas regras eleitorais para que possam disputar o pleito.
Sidônio Palmeira chegou a participar do encontro ainda no posto de ex-marqueteiro da campanha de Lula de 2022. Menos de um mês depois, substituiu Paulo Pimenta no comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.



