Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Conselhão prepara portfólio de investimentos para a COP 30

Reunião de julho vai validar plano de iniciativas para ser apresentado em novembro, em Belém

COP30: Inscrições abertas para organizações interessadas em pavilhões da Blue Zone em Belém  • Reprodução/Redes Sociais
Compartilhar matéria

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável prepara um portfólio de projetos alinhados à economia verde e ao Plano de Transformação Ecológica para ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a COP 30.

A ideia é atrair investidores e mobilizar mecanismos de financiamento para investimentos sustentáveis.

O secretário-executivo do Conselhão, Olavo Noleto, afirma que estão sendo mapeados investimentos nas áreas de bioeconomia, soluções baseadas na natureza, indústria, mobilidade e energia.

"Com isso, o Conselhão, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Ministério da Fazenda darão visibilidade ao montante de investimentos e empregos que já estão sendo gerados pela Transformação Ecológica no Brasil, assim como apresentarão aos investidores nacionais e internacionais novas oportunidades", afirmou à CNN.

Ainda em construção, o portfólio já mapeou milhares de projetos e deve priorizar projetos que retiram mais carbono da atmosfera e que criam mais e melhores empregos.

O objetivo é acelerar a triagem de projetos estratégicos para o país e identificar padrões de desenvolvimento — como indicadores de empregabilidade (com recortes de raça e gênero), adensamento tecnológico, e distribuição regional e por biomas — além de tendências e características específicas.

No próximo dia 10, membros do Conselhão e do governo vão se reunir para validar o portfólio e chegar a uma estimativa inicial do valor dos investimentos. Em agosto, os resultados parciais serão entregues ao presidente Lula durante a reunião do Conselhão, para que a apresentação seja feita em Belém em novembro.

O grupo é formado por representantes da sociedade civil e assessora o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico.