Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Delegados da PF rebatem proposta de Gilmar: “Tira foco de escândalo"

Ministro sugeriu a Fachin que gabinetes dos ministros do STF sejam proibidos de contar com delegados

Compartilhar matéria

Integrantes da Polícia Federal reagiram a uma ideia defendida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, de proibir a atuação de delegados em gabinetes da corte.

A apuração da CNN é de que a sugestão foi dada pelo decano durante uma conversa com o presidente da corte, Edson Fachin.

Para a ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), atacar a classe busca tirar o foco da crise instalada no STF após a retirada de sigilo de parte do caso Master, com implicações contra o ministro Alexandre de Moraes.

"Certamente os problemas atuais da Suprema Corte não são responsabilidade dos delegados de Polícia Federal, nem dentro, nem fora da Polícia. Talvez demonizá-los seja apenas o caminho mais fácil para tirar o foco do tamanho do escândalo que todos estão presenciando", afirmou à CNN o presidente da associação, Edvandir Paiva.

A ADPF defende a atuação dos profissionais nas repartições sob alegação de que os ministros não dominam todos os ramos de situações que chegam aos gabinete e de que os delegados podem ajudá-los a compreender melhor os aspectos que permeiam uma investigação policial.

"Qual o problema de ter delegados nos gabinetes, como há advogados da união, juízes auxiliares e outros profissionais? O delegado trabalha auxiliando o ministro. Não decide pelo magistrado. Então a presença deles não causa qualquer risco de intervenção ou outra irregularidade", alega Paiva.

Atualmente, há delegados da PF lotados nos gabinetes de ministros como André Mendonça e Alexandre de Moraes. Em junho, o Ministério da Justiça ordenou que diferentes órgãos públicos dos três poderes devolvam policiais desviados de funções, mas a medida não afetou o STF.