Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Gleisi na articulação: centrão vê Lula “despreocupado” com coalizão

Deputada é vista como avessa a emendas e cargos, o que pode dificultar relação com o Congresso e partidos

Alguns interpretam essa decisão de colocar Gleisi no governo como um indicativo de que Lula não será candidato à reeleição,  • Lula Marques/Agência PT
Compartilhar matéria

Expoentes do centrão enxergam na escolha de Gleisi Hoffmann (PT-PR) para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) um sinal de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou no "modo dane-se" e demonstrou que pretende agir à sua maneira.

Alguns interpretam essa decisão como um indicativo de que Lula não será candidato à reeleição, pois, em sua visão, a escolha compromete alianças com partidos de centro para 2026 e prejudica as relações com o Congresso Nacional.

Outros, mais fatalistas, chegaram a comentar que o governo não sobreviverá até o final do ano com essa escolha. A percepção é de que Gleisi enfrentará grandes dificuldades na articulação com o Congresso e com os partidos.

Gleisi é vista como uma parlamentar avessa a emendas e à distribuição de cargos, dois requisitos considerados essenciais para a barganha política.

Parlamentares do Centrão apontam ainda que a deputada federal só defende o interesse de uma parte do próprio partido e questionam como ela erá cuidar de uma área tão sensível como a articulação política.

Gleisi substitui o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recentemente indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.