Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Governo vê disputa política em tentativa de convocar Messias em CPMI

AGU pode enfrentar "sabatina alternativa" em colegiado que investiga fraudes no INSS

Compartilhar matéria

Governistas enxergam como disputa política a tentativa de convocação do advogado-geral da União, Jorge Messias, na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e vão tentar barrar a articulação da oposição.

A alegação de membros da base aliada no colegiado é de que há centenas de requerimentos anteriores sem votação ainda.

Indicado ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Messias corre o risco de enfrentar uma "sabatina alternativa" na CPMI antes de ver marcada a sabatina oficial na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

O requerimento para convocar Messias deve ser votado na próxima quinta-feira (27). O anúncio foi feito pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Na última semana, deputados defenderam que Messias esclareça suspeitas de uma suposta blindagem, em 2024, de pedidos de bloqueios judiciais do Sindnapi-FS (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical).

Lideranças da oposição estão pessoalmente envolvidas na convocação e articulando diretamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que o nome de Messias não seja aprovado para que ele integre o STF.

A má recepção de Alcolumbre ao nome do AGU e o relacionamento desgastado com o presidente Lula e o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), colocam em risco a aprovação de Messias.

O atual AGU tentou fazer acenos com uma nota em tom elogioso a Alcolumbre, mas a iniciativa foi um gol contra e só irritou mais o presidente do Senado.

No Palácio do Planalto, já há expectativa de que a sabatina só ocorra em 2026.