Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Lula aguarda saída de Barroso para anunciar novo ministro do STF

Após conversar com ministros da Suprema Corte, petista pretende ouvir presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Compartilhar matéria

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que a decisão sobre a indicação de um novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) só deve ser anunciada após a saída do ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro já assinou o documento que oficializa a aposentadoria antecipada a partir de sábado (18). Com isso, ele cumprirá atividades na Corte até sexta-feira (17).

A decisão de Lula de esperar pela saída oficial é associada a um gesto de delicadeza ao ministro, que ficou na Corte por 12 anos após ser indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Lula tem feito gestos aos ministros do STF e se reuniu com integrantes do Supremo, na noite de terça-feira (14), para conversar sobre o assunto.

O jantar foi relatado como "super agradável", mas Lula não teria comunicado aos ministros a decisão sobre quem iria indicar.

O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, é tido como o favorito. Nomes do próprio STF, no entanto, defendem a escolha pelo ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Para interlocutores do petista, a decisão está bem encaminhada. Lula, no entanto, ainda deve procurar pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que é aliado de Pacheco, para discutir cenários.

Apesar de gostar de Pacheco, o favoritismo de Messias tem sido apontado por uma questão de "confiança" de longa data.

Nos planos iniciais de Lula, Pacheco disputa uma vaga ao governo de Minas Gerais e dá palanque político ao presidente na campanha de 2026 em um estado tradicionalmente tido como decisivo na disputa presidencial.