Análise: Discurso de Datena afasta PSDB de vez de Nunes e mantém portas com Tabata
Anúncio de pré-candidatura é insuficiente para superar ceticismo, mas indica caminhos para sigla em seu nascedouro
Ao ser anunciado pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, o apresentador José Luiz Datena fez um discurso que indicou caminhos políticos não só para ele próprio, mas para a própria sigla fundada na cidade há 36 anos, como lembraram as lideranças nacionais presentes ao ato na capital paulista.
Primeiro, Datena atacou com um duro discurso a gestão Ricardo Nunes (MDB), o que afasta de vez o PSDB de uma eventual reconexão com o prefeito, que foi vice do último tucano eleito na cidade, Bruno Covas. Dentro da sigla, ainda há vozes que não acreditam na candidatura própria e consideram ainda haver espaço para integrar a campanha à reeleição de Nunes.
Antes, ainda na introdução de sua fala, Datena citou com elogios a deputada Tabata Amaral (PSB), pré-candidata a quem o apresentador atribui a sugestão de se filiar ao PSDB para, futuramente, compor a chapa da parlamentar e ter as siglas coligadas. Ele garante que, agora, a conjuntura mudou e a candidatura própria é o plano A — pode até ser, mas o plano B se fez ainda presente.
Por fim, entre os tucanos o discurso foi elogiado e considerado contundente — não faltou entusiasmo, por exemplo, na fala do presidente do Instituto Teotônio Vilela, deputado Aécio Neves (MG), que relembrou a campanha presidencial de 2014 e para quem o renascimento do PSDB passa por uma candidatura própria na maior cidade do país — além do tucano, o presidente do PSDB, Marconi Perillo, e dirigentes locais, como o ex-senador José Aníbal e o prefeito de Santo André, Paulo Serra, compuseram a mesa ao lado de Datena, em sinal de coesão em torno da iniciativa.
Mas não há como afastar o ceticismo diante de um pré-candidato mercurial. Por isso, a data que realmente vai definir os rumos de Datena e do PSDB é o próximo dia 30 — pela lei, nenhuma emissora de rádio ou televisão aberta pode ter em seu quadro de profissionais um candidato a prefeito ou vereador a partir dessa data.
O próprio Datena fez autoironia ao dizer que é um político vencedor — “nunca perdi uma eleição”, brincou o apresentador que se filiou a mais de uma dezena de legendas, mas nunca disputou uma eleição. “"Desta vez vou até o fim"”, disse Datena. Serão mais 17 dias de espera no ninho tucano.