Iuri Pitta
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Iuri Pitta

Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

Condenação de Bolsonaro soma 200 milhões de interações em redes, diz Datrix

Monitoramento digital aponta volume semelhante ao do vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix; apoiadores e críticos da sentença refletem polarização

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  • Antonio Augusto/STF
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Monitoramento digital da consultoria Datrix, obtido em primeira mão pela CNN, mostra que as postagens a respeito da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF (Supremo Tribunal Federal) chegaram a 200 milhões de interações nas redes entre quinta-feira (11), dia da decisão, e sexta-feira (12).

As postagens sobre a condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo plano de golpe atingem, com isso, patamar de alcance comparável ao obtido pelo vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o Pix, conteúdo que abalou a popularidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início deste ano.

Só nos últimos dois dias, a Datrix estima que 92 milhões de pessoas foram alcançadas por cerca de 1.500 conteúdos relacionados à condenação - a Primeira Turma do STF formou maioria na tarde de quinta-feira, com a ministra Cármen Lúcia, que votou após o colega Luiz Fux ter absolvido Bolsonaro e outros cinco réus.

“Dificilmente um indivíduo não foi impactado por conteúdos sobre o julgamento e a condenação se estava no Brasil e navegou em alguma rede nos últimos dois dias”, explicou o CEO da Datrix, João Paulo Castro.

“Perseguição política” X “vitória da democracia”

Como esperado, a polarização política marcou presença nas postagens, comentários e demais interações nas redes e no ambiente digital.

De acordo com o monitoramento, 24% das menções foram favoráveis ao resultado do julgamento, ou seja, à condenação de Bolsonaro e outros sete réus, classificada principalmente como “vitória da democracia” nos conteúdos analisados.

Em contrapartida, 22% das interações foram contrárias à decisão dos ministros do STF, portanto, em apoio ou solidariedade ao ex-presidente.

O CEO da Datrix destaca o maior volume de menções avaliadas pelo monitoramento como neutra: 54% do total. A maior parte desses conteúdos e interações tem caráter informativo, como os produzidos por veículos de imprensa ou os de caráter analítico, sem juízo de valor.

Para Castro, os chamados “stakeholders foram decisivos para a circulação das narrativas digitais”.

“A repercussão da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro tem capacidade de reorganizar o debate público digital. Nos próximos dias, é importante notar qual será o engajamento de stakeholders como imprensa, influenciadores e políticos na discussão do resultado do julgamento e seus efeitos sobre as eleições do ano que vem no ambiente digital”, diz Castro.