Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Iuri Pitta
    Blog

    Iuri Pitta

    Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

    Operação em SP está concluída, mas Forças Armadas seguem de prontidão, diz Múcio sobre incêndios

    Governo federal enviou cerca de 550 militares ao estado de São Paulo

    O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou à CNN nesta segunda-feira (26) que a operação de militares no combate aos focos de incêndio em São Paulo se encerrou nesta tarde, mas as forças “seguem de prontidão” caso seja necessário novo apoio às autoridades paulistas para combater as chamas. Cerca de 500 homens foram enviados ao estado, assim como um avião cargueiro KC-390 equipado com um tanque capaz de distribuir 12 mil litros de água.

    “Já conversei com o governador (Tarcísio de Freitas) a respeito da operação, concluímos este trabalho, mas seguimos de prontidão”, afirmou Múcio à CNN.

    O ministro explicou que o avião usado em São Paulo estava em Mato Grosso do Sul, estado para o qual retornou para seguir no apoio às autoridades locais no enfrentamento a queimadas no Pantanal, que acometem o bioma há semanas.

    Além dessa região do Centro-Oeste, integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica atuam na Amazônia. A previsão é de que essa operação ainda levará mais meses para se encerrar, o que depende do início do período chuvoso no bioma.

    No caso do Pantanal, Múcio acredita que, quando as chuvas começarem, será possível ter uma situação mais controlada.

    “As Forças têm mão de obra preparada, presente e à disposição do país. Tem sido uma rotina a atuação em questões climáticas, sejam os incêndios, a estiagem ou as enchentes como a do Rio Grande do Sul”, disse Múcio.

    Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

    Tópicos