Iuri Pitta
Blog
Iuri Pitta

Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

Pesquisa: Lula lidera, e Michelle tem índice melhor que Tarcísio em AL e PE

Instituto Alfa Inteligência simula cenários em dois estados do NE e aponta para menor taxa de conhecimento de governador de SP em comparação a ex-primeira-dama

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Levantamentos feitos pelo instituto Alfa Inteligência em dois estados da região Nordeste – Alagoas e Pernambuco – mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente nos cenários simulados para a disputa presidencial e maior índice de intenção de voto da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em comparação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em Alagoas, estado nordestino em que Lula venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 com a menor vantagem proporcional (58,68% a 41,32% no segundo turno), o petista aparece com 44% das intenções de voto em cenário estimulado, à frente do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 12%; de Tarcísio, com 9%; e dos governadores do Paraná, Ratinho Jr (PSD), com 4%; de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ambos com 1%.

Em outro cenário, com Michelle no lugar de Tarcísio, Lula fica com 40%, e a ex-primeira-dama aparece em segundo lugar, com 26%, à frente de Ciro, com 10% - os demais nomes permanecem nas mesmas posições, com variações dentro da margem de erro.

A pesquisa mostra o governo Lula com avaliação positiva de 39% entre os eleitores alagoanos (15% consideram ótimo e 24%, bom), 24% regular e 35% negativa (6% consideram ruim e 29%, péssimo).

Em Alagoas, o instituto ouviu 1.100 eleitores de 16 anos ou mais, de forma presencial, em 35 cidades do estado. A margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95% - em outras palavras, se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.

Pernambuco

No estado natal de Lula, o Alfa Inteligência também fez simulações de segundo turno entre o presidente e dois nomes da oposição: Michelle e Tarcísio. Em 2022, o petista venceu Bolsonaro por 66,93% a 33,07%.

Quando o confronto direto simulado é entre Lula e Michelle, o atual presidente registra 60% dos votos totais (72% dos votos válidos) e a ex-primeira-dama, 23% (ou 28% dos válidos), 14% votariam em branco ou nulo e 3% não sabem ou não responderam.

Na disputa com Tarcísio, o petista fica com 59% (ou 70% dos votos válidos) e o governador de São Paulo, 20% (25% dos válidos) – nesse cenário, 17% votariam em branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam.

A avaliação do governo federal em Pernambuco é melhor do que a registrada em Alagoas pelo Alfa Inteligência. Para 42% dos eleitores pernambucanos, a gestão considerada positiva, com 18% de ótimo e 24% de bom. Os que avaliam como regular somam 24%, enquanto 30% veem o governo petista negativamente (7% ruim e 23% péssimo).

Em Pernambuco, o instituto ouviu 1.200 eleitores de 16 anos ou mais, de forma presencial, em 56 cidades do estado. A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95% - em outras palavras, se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.

O instituto Alfa Inteligência tem como CEO o estrategista Emanoelton Borges, vencedor do Napolitan Victory Awards 2025 como “Pesquisador Eleitoral do Ano”.

A premiação é promovida pela Washington Academy of Political Arts & Sciences, nos Estados Unidos, e considerada o Oscar da política. O instituto foi eleito no mesmo evento a “Melhor Empresa de Pesquisa do Ano”.