Iuri Pitta
Blog
Iuri Pitta

Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

Tarifaço de Trump impulsiona Michelle Bolsonaro e Lula em ranking digital

Ex-primeira-dama e presidente registram em julho alta em performance medida pelo Índice Datrix, que monitora desempenho de nomes cotados para eleições de 2026

Compartilhar matéria

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram os nomes cotados para a disputa nas eleições de 2026 que melhor surfaram a onda provocada pelo tarifaço de Donald Trump sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos. É o que mostra o IDP (Índice Datrix de Presidenciáveis), ranking que monitora mensalmente a performance digital de personalidades cotadas para concorrer ao Palácio do Planalto.

Os dados relativos a julho, quando foi anunciada e posteriormente confirmada a adoção de tarifas de 50% sobre produtos do Brasil importados pelos americanos, mostram Michelle na liderança do ranking, após mais que dobrar sua pontuação em comparação ao mês anterior, e terminar o mês com 27,15 – a escala vai de –100 a 100 (veja mais abaixo).

Julho

Junho

Foi o maior crescimento detectado pelo IDP no período. De acordo com o monitoramento, Michelle teve forte crescimento nas redes sociais próprias, com aumento de 50% no desempenho em relação a junho.

Segundo o CEO da Datrix, João Paulo Castro, a ex-primeira-dama garantiu presença no debate digital por meio de agendas próprias e a atuação à frente do PL Mulher, compensando as pressões sofridas em “mar aberto”, isto é, as menções feitas por terceiros, como influenciadores, jornalistas e outros políticos.

Lula, por sua vez, ganhou com o engajamento nas redes oficiais e menções a discursos de reação ao tarifaço e à defesa da soberania, fechando o mês com 21,20. Dessa forma, explica Castro, compensou o saldo negativo em mar aberto, em que críticas à política econômica e ao foco antecipado nas eleições foram os principais revezes do petista.

Governadores

O tarifaço também afetou o desempenho dos governadores, como Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, que haviam terminado junho nas duas primeiras posições do IDP, respectivamente. Ambos registraram recuo de 37% na pontuação e terminaram julho praticamente empatados, com 13,61 e 13,31.

O abalo mais sentido pelos nomes acompanhados pelo Índice Datrix foi registrado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com quase 40% de perda em relação ao desempenho de junho. O parlamentar está nos EUA e tomou a dianteira das articulações em torno do tarifaço e da pressão de Trump para evitar uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em ação penal a ser julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Entenda o Índice Datrix de Presidenciáveis

O IDP combina três grandes dimensões: engajamento nas redes próprias dos presidenciáveis; os comentários em páginas de stakeholders – incluindo influenciadores, imprensa e outros políticos –; e a tonalidade das postagens, que pode ser classificada em muito positiva, positiva, neutra, negativa ou muito negativa.

Através de Inteligência Artificial são extraídos e analisados milhões de dados de plataformas como X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube, garantindo uma visão ampla e atualizada a cada momento da performance digital dos presidenciáveis.

A partir dessa análise, gera-se uma nota de -100 a +100 para cada presidenciável, refletindo sua performance digital.