José Eduardo Cardozo
Blog
José Eduardo Cardozo

Comentarista da CNN. Advogado e professor de direito da PUC-SP e ESPM/SP. Mestre e Doutor em Direito, foi ministro da Justiça e Advogado-Geral da União no governo de Dilma Rousseff

Cardozo: Fuga não deveria impactar novos pedidos de condicional

"O magistrado deve considerar as circunstâncias concretas com que cada um efetivamente foi apenado"

José Eduardo Cardozo, no Grande Debate desta sexta-feira (26)
José Eduardo Cardozo, no Grande Debate desta sexta-feira (26)  • Reprodução: CNN Brasil
Compartilhar matéria

A fuga de um condenado pela trama golpista não deveria impactar pedidos de outros réus, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta sexta-feira (26).

O ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques foi entregue às autoridades brasileiras em Ciudad del Este depois de ser preso no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai, enquanto tentava embarcar para El Salvador em um voo da Copa Airlines com escala no Panamá.

Silvinei Vasques foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão por participação em tentativa de golpe de Estado. Ainda cabe recurso, por isso o ex-diretor aguardava em liberdade.

"Foi uma situação juridicamente deplorável, e do ponto de vista ético-político, muito ruim para o bolsonarismo, ao meu entender. E aí, eu não falo de uma prestação jurídica, eu falo de uma prestação política", explicou.

Mesmo assim, Cardozo pondera: "O magistrado deve considerar as circunstâncias concretas com que cada um efetivamente foi apenado, os riscos eventuais que estão colocados".

Em princípio, o fato do 'cabeça' do grupo condenado, outro importante réu fugir, como também Ramagem [...] todas essas pessoas deram um péssimo exemplo do ponto de vista daquilo que deve fazer um condenado pela justiça", afirmou.