Cardozo: Não há dúvida de que o Judiciário tem sido alvo de ataque
“Esses ataques começaram durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em que ele atacava o Judiciário tentando deslegitimar o processo eleitoral”
Não há dúvida de que o Judiciário tem sido alvo de ataque, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta terça-feira (27).
“É evidente que a magistratura brasileira e particularmente o STF têm sido atacados violentamente. Esses ataques começaram durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em que ele atacava o Judiciário tentando deslegitimar o processo eleitoral”, disse.
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, afirmou que vive tempos de "erosão democrática", em que "magistrados e magistradas são perseguidos por seu ofício".
“O STF teve o papel exemplar na defesa da democracia brasileira diante da tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, que se prolongou ao longo do tempo e culminou com aqueles lamentáveis acontecimentos no dia 8”, opinou.
“O Supremo teve um papel altivo, firme e guardião da Constituição, que é a sua tarefa primordial. Isso levou a que o setor, frustrado pela ausência do golpe, passasse a desferir permanentes ataques a ministros do STF. Vejam lá a quantidade de pedidos de impeachment que tem no Senado absolutamente fora de qualquer enquadramento legal”, continuou.



