José Eduardo Cardozo
Blog
José Eduardo Cardozo

Comentarista da CNN. Advogado e professor de direito da PUC-SP e ESPM/SP. Mestre e Doutor em Direito, foi ministro da Justiça e Advogado-Geral da União no governo de Dilma Rousseff

Cardozo: Precisamos dizer aos EUA que somos donos do nosso nariz

“Não consigo entender o porquê que o Judiciário, Executivo e Legislativo brasileiro não podem defender a sua própria soberania”

Compartilhar matéria

Precisamos dizer aos Estados Unidos que somos donos do nosso nariz, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta terça-feira (30).

“Não consigo entender o porquê que o Judiciário, Executivo e Legislativo brasileiro não podem defender a sua própria soberania, que nós tenhamos que ser sempre o cachorro vira-lata do tio Sam”, disse.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que os Três Poderes discutem a formulação de uma lei para proteger autoridades e instituições brasileiras de sanções internacionais.

“Os EUA, essa grande democracia, são o país que está efetivamente violando direitos humanos cotidianamente sob Donald Trump. Ou ele não está ameaçando as redes de televisão dos EUA, que falam contra o governo, de perder a sua licença? Eu li isso nos jornais. Isso é direito humano?”, opinou.

“Onde está a grande democracia, que tira dinheiro das universidades quando os estudantes exercem a sua liberdade de manifestação pacificamente? Onde está esta grande democracia, que se julga no direito de dar ordens ao Judiciário brasileiro, quando acaba ameaçando escritórios de advocacia”, prosseguiu.