Julliana Lopes
Blog
Julliana Lopes

Foi repórter no SBT e na CNN em Brasília. Agora em SP, Julliana trouxe na bagagem vasta experiência em coberturas no Congresso e no governo federal

CCJ da Câmara pode definir cassação de Zambelli até julho

Após pressão de ala do Congresso, presidente da Câmara autorizou rito de análise de perda de mandato da deputada

Deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP)  • Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

Após pressão de uma ala do Congresso, o presidente da Câmara, Hugo Motta, encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça da Casa a análise da condenação do Supremo Tribunal Federal contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP).

À CNN, o presidente do colegiado, deputado Paulo Azi, afirmou que, em condições normais, seria possível concluir a análise até o dia 17 de julho.

O parlamentar, no entanto, pondera a agenda e destaca que os prazos estão atrelados ao ritmo de trabalho da defesa de Zambelli, além das marcações de sessões da Câmara.

Hugo havia cogitado delegar à própria Mesa Diretora da Câmara a confirmação do fim do mandato, assim como a convocação do suplente da parlamentar.

A possibilidade, no entanto, foi amplamente criticada por parlamentares de oposição e aliados da deputada.

Com o caso agora na CCJ, Carla Zambelli terá o prazo de cinco sessões plenárias para apresentar sua defesa. O prazo ainda pode ser estendido, caso a parlamentar não indique ao colegiado o advogado responsável pelo caso.

Depois disso, a comissão tem ainda mais cinco sessões para concluir a análise da ação e emitir um parecer sobre a cassação.

A decisão, ao final, depende de votação em plenário da Câmara e a cassação é definida caso haja maioria absoluta à favor da perda, 257 votos. O tema precisa ser pautado pelo presidente da Câmara.

Entre os meses de junho e julho o Congresso costuma ter as atividades esvaziadas, já que parlamentares costumam dar atenção aos festejos juninos de suas bases políticas.