Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

Brasil é convidado para o G7; cúpula pode ter encontro Lula-Trump

Reunião ocorrerá no Canadá nos dias 16 e 17 de junho

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à esquerda, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à direita
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à esquerda, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à direita  • Marcelo Camargo/Agência Brasil | Andrew Harnik/Getty Images
Compartilhar matéria

O Brasil recebeu nesta sexta-feira (30) o convite oficial para participar da cúpula do G7, que ocorre nos dias 16 e 17 de junho em Kananaskis, no Canadá.

A reunião pode marcar o primeiro encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Fontes do governo brasileiro afirmam que o presidente Lula deve ir ao G7.

A possibilidade de encontro ele Lula e Trump ocorre num momento em que o governo americano ameaça sanções a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O Brasil voltou a ser convidado, após anos fora das reuniões de cúpula do G7, em 2023. O grupo é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá.

Lula e Trump nunca se encontraram pessoalmente e nem se falaram por telefone. O americano é próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na CPAC (conferência conservadora) realizada em Washington, em fevereiro, Trump cumprimentou do palco o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que estava na plateia, pela "família ótima" da qual ele faz parte.