Brasil monta força-tarefa para resgatar família com recém-nascido de Gaza
Mãe com três filhos receberam autorização para deixar região crítica do conflito entre Israel e Hamas
Uma mulher palestina-brasileira e três filhos pequenos, um deles recém-nascido, foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (7).
Os nomes deles foram publicados na lista de estrangeiros com permissão a deixar a região mais crítica do conflito entre Israel e Hamas
A família, segundo apurou a CNN, deve cruzar a passagem de Rafah até sexta-feira (9). No Egito, os quatro serão colocados em um voo comercial para o Brasil.
O Itamaraty ainda não confirma a repatriação e aguarda a finalização dos trâmites.
A mãe, de 30 anos e os filhos, de 4 e 2, tinham sido autorizados a deixar Gaza no dia 21 de dezembro do ano passado. Eles integrariam o terceiro grupo de brasileiros repatriados. Porém, como a mulher estava prestes a dar à luz, não puderam seguir viagem.
O bebê acabou nascendo três dias depois, na véspera do Natal.
Além da mãe e dos três filhos que esperam deixar Gaza, há ainda 20 pessoas em Gaza sendo atendidas pelo escritório de Representação do Brasil na Palestina.
Até o momento, o Brasil já resgatou 109 pessoas da Faixa de Gaza em aviões da Força Área Brasileira (FAB).
O primeiro grupo de repatriados, com 32 pessoas, foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na base aérea de Brasília em 13 de novembro de 2023. Neste dia, o grupo apelou a Lula que se empenhasse para trazer os familiares.
Após negociação do governo brasileiro com autoridades israelenses, o segundo grupo com 47 pessoas deixou Gaza no dia 9 de dezembro.