Governo estima custo de R$ 1 bi para reconstruir estradas federais no RS
Ministro dos Transportes, Renan Filho, diz que valor será usado para obras emergentes e de reconstrução

O governo estima um custo de R$ 1 bilhão para recuperar e reconstruir as estradas federais destruídas pelas fortes chuvas nos últimos dias no Rio Grande do Sul.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o valor será usado tanto para as obras emergenciais, que já estão sendo feitas para o desbloqueio das estradas, como para a reconstrução das vias.
O prazo para criação de rotas emergenciais ligando Porto Alegre às de mais regiões do estado é até sexta-feira (10).
Porém, à CNN, Renan Filho disse que a ideia é antecipar a liberação desses caminhos assistenciais na BR-116 (sentido sul e norte) e também na BR-290 para garantir o abastecimento no estado.
"Em até 48 horas, queremos criar esses caminhos assistenciais para garantir insumos, abastecimento de combustível e oxigênio, e o trânsito de veículos para casos de saída e resgate. Ainda não é uma abertura para o cidadão comum", disse o ministro.
O orçamento para a reconstrução de rodovias ainda pode aumentar, visto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao visitar o Rio Grande do Sul no domingo (5), disse que o Ministério dos Transportes vai auxiliar o governo gaúcho na recuperação das estradas estaduais danificadas.
“Eu quero lhe dizer que o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar a recuperar as estradas estaduais, porque é da nossa repressão”, disse Lula ao governador Eduardo Leite (PSDB).