Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

Líbano: Brasil reavalia repatriação após cessar-fogo

FAB já realizou 13 voos e resgatou 2.663 pessoas

Compartilhar matéria

O governo brasileiro vai reavaliar a operação para repatriação de brasileiros no Líbano após o anúncio do acordo para cessar-fogo entre Israel e o grupo libanês Hezbollah. A trégua entrou em vigor às 23h, no horário de Brasília, desta terça-feira (26).

O Líbano possui a maior comunidade brasileira no Oriente Médio. Antes do início do conflito, moravam no país 21 mil brasileiros, segundo o Ministério dos Relações Exteriores.

Com a intensificação dos ataques em outubro, o Brasil iniciou a Operação Raízes do Cedro que já trouxe de volta ao país 2.663 pessoas e 34 animais de estimação em 13 voos da Força Área Brasileira.

Na madrugada desta quarta-feira (27), a aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). O décimo terceiro voo transportou 150 passageiros e um pet.

Segundo apurou a CNN, a demanda para voltar ao Brasil já diminui muito e agora o governo começa a reavaliar os cenários sobre a interrupção da operação de repatriação nos voos da FAB.

Além do número de total de repatriados, em novembro, a embaixada do Brasil em Beirute fechou parceria com a companhia aérea Middle East Airlines para dar prioridade a brasileiros que queiram deixar o Líbano rumo a Madri, na Espanha, e Frankfurt, na Alemanha.

O conflito Israel-Hezbollah deixou três brasileiros mortos no Líbano. Os adolescentes Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e a bebê Fatima Abbas, de um ano de idade.

Cessar-fogo

O gabinete de segurança de Israel aprovou nesta terça-feira a proposta de cessar-fogo elaborada pelos Estados Unidos, em parceria com a França. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, disse que estava pronto para implementar o acordo, e que Israel responderia vigorosamente se o Hezbollah violasse alguma das regras.

Em um discurso na Casa Branca, Biden defendeu o direito de Israel de se defender se o Hezbollah o descumprir os termos do acordo. A trégua deve durar 60 dias e foi elaborada com base na Resolução 1701 da ONU.

A expectativa é que o acordo sirva de base para uma cessação das hostilidades mais duradoura. A Casa Branca também espera que o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah pressione pelo fim do conflito na Faixa de Gaza.