Larissa Rodrigues
Blog
Larissa Rodrigues

Acompanha de perto as articulações do Congresso com o Executivo e como a relação entre os Poderes interfere na vida da população e na economia do país

CNN Brasil Money

Ministro do TCU deve decidir em breve sobre recurso apresentado pelo BC

Banco Central questionou decisão monocrática do ministro sobre Banco Master

Fachada Tribunal de Contas da União - TCU
Fachada Tribunal de Contas da União - TCU  • Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jhonatan de Jesus deverá se manifestar, já nos próximos dias, sobre recurso apresentado pelo Banco Central.

Nesta terça-feira (6), a autoridade monetária enviou embargos de declaração à Corte, questionando decisão monocrática do ministro que autorizou uma inspeção sobre a liquidação do Banco Master.

O recurso chegou ao TCU às 13h desta terça. Nos embargos, o BC afirma que o regimento interno do tribunal estabelece que ordens para a realização de inspeções devem ser dadas de maneira colegiada por meio das câmaras do tribunal de contas, o que não aconteceu durante a autorização da inspeção no banco.

Dentro do Tribunal de Contas, segundo fontes, a expectativa é que a resposta do relator aos questionamentos seja mais protocolar.

Repetidamente, a Corte vem dizendo que o TCU é um órgão regulador e cabe a ele agir quando encontra qualquer suspeita de ilegalidade em órgãos públicos.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais