Larissa Rodrigues
Blog
Larissa Rodrigues

Acompanha de perto as articulações do Congresso com o Executivo e como a relação entre os Poderes interfere na vida da população e na economia do país

Confissão sobre tornozeleira violada muda estratégia de defesa

Inicialmente, advogados negaram tentativa de Bolsonaro de romper o equipamento

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter usado um ferro de solda para queimar a tornozeleira eletrônica que utilizava  • Reprodução
Compartilhar matéria

A confissão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de que usou um ferro de solda para danificar a tornozeleira eletrônica que o monitorava bagunçou a estratégia que a defesa pretendia seguir até aqui.

No início da manhã deste sábado (22), quando os advogados de Bolsonaro foram avisados da prisão preventiva, a defesa argumentou que o ex-presidente estava sendo perseguido politicamente e pelas suas escolhas religiosas. A tornozeleira eletrônica não foi citada na primeira manifestação.

Até ali, a ideia da defesa era destacar apenas as citações - na decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) - da vigília convocada a favor do ex-presidente. O discurso era de que Bolsonaro não teria mexido na tornozeleira, e sim, qualquer alteração registrada no equipamento teria sido acidental.

Mas tudo mudou quando o vídeo com a confissão veio à tona. Fontes relataram à CNN que a fala do ex-presidente surpreendeu até os próprios advogados. Agora, a defesa trabalha em uma “nova ideia” de estratégia — totalmente baseada no estado de saúde de Bolsonaro.

O discurso de que o ex-presidente estaria em surto psicótico quando tentou violar a tornozeleira já começou a se espalhar e ser repetido pelos aliados nas redes sociais. Para além disso, os advogados deverão alegar que o ex-presidente não teria condições psicológicas para seguir na prisão. Um pedido para que ele seja transferido para um hospital também é estudado.

No fim da tarde deste sábado, Moraes deu 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) explique a violação na tornozeleira eletrônica do ex-presidente. A expectativa é que a resposta seja protocolada ainda na tarde deste domingo (23).