Cúpula do Congresso quer “desenrolar” pauta antes de embarcar para COP30"
Hugo Motta e Alcolumbre devem ir a Belém, mas situação do Rio atrasou confirmação

Os presidentes das duas Casas do Congresso Nacional querem “desenrolar” a pauta legislativa antes de embarcar para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025).
Segundo interlocutores de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), os presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, querem e devem ir para a conferência climática. No entanto, os dois aguardam o desenrolar das ações no Rio de Janeiro e as aprovações de projetos sobre segurança pública pelos parlamentares.
O entendimento dos presidentes do Congresso, de acordo com fontes, é de que a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro na semana passada mudou a pauta do país. Com isso, a cobrança nas redes sociais e do eleitorado voltou-se para a segurança pública, deixando os assuntos importantes a serem discutidos na COP em segundo plano.
Por outro lado, Hugo estaria otimista com o andamento das votações dos projetos que tratam do tema, entre eles, ao menos a aprovação da urgência do PL antifacção.
A expectativa é que a situação no Rio de Janeiro se normalize nos próximos dias, sendo possível a ida a Belém do presidente da Câmara. Do lado do Senado, a instalação da CPI do Crime Organizado é a aposta dos parlamentares para mostrar a resposta da Casa ao tema.
Procuradas, as assessorias de imprensa dos presidentes da Câmara e do Senado disseram que a ida de Motta e Alcolumbre para a COP30 será decidida ainda esta semana.



