INSS: Dataprev prepara sistema para Correios e Caixa atenderem aposentados
Expectativa é que anúncio aconteça no início da semana que vem; empresa pública vê “oportunidade” de refazer imagem

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) está desenvolvendo um sistema para que seja possível compartilhar os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com os Correios e a Caixa Econômica Federal.
A expectativa, segundo fontes, é que o sistema seja concluído nos próximos dias.
A tecnologia permitirá que os Correios e a Caixa tenham acesso aos dados dos aposentados e pensionistas e possam atender aqueles que tiverem suspeitas de descontos irregulares.
O assunto foi discutido em reunião entre o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, na quinta-feira (15). As negociações entre o instituto e a Caixa estariam ainda mais avançadas.
Um anúncio oficial deve acontecer no início da próxima semana, informaram técnicos envolvidos na construção do novo sistema.
Desde a operação da Polícia Federal (PF), a Dataprev vem tentando melhorar a imagem da instituição, já que a empresa estatal teria demorado para tirar do papel as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) permitindo a continuidade dos descontos irregulares.
De acordo com interlocutores, a Dataprev tem acelerado a construção de sistemas e ferramentas que envolvam o escândalo do INSS.
Como, por exemplo, a aba no aplicativo Meu INSS - já em vigor para que os aposentados reclamem dos descontos -, e agora a criação desse sistema para uso dos Correios e Caixa.



