Foragida do 8/1 é presa na Argentina tentando ir para o Paraguai
Brasileira detida em passagem internacional é a sexta presa desde pedidos de extradição de Moraes

A brasileira Sirlene de Souza Zanotti, de 53 anos, condenada pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, foi presa nesta terça-feira (2) na Argentina, quando tentava ir para o Paraguai.
Zanotti foi detida pela gendarmeria argentina — polícia militarizada do país — na passagem fronteiriça de Posadas, na província de Misiones, no norte argentino.
No Brasil, ela foi condenada a 14 anos de prisão por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do Patrimônio tombado e associação criminosa armada.
A foragida é a sexta condenada pelos atos de 8/1 a ser presa na Argentina após os pedidos de extradição emitidos por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ao governo de Javier Milei.
Os outros cinco brasileiros presos - Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza, condenados a penas de 13 a 17 anos de prisão - terão a extradição para o Brasil julgada amanhã (3).



