Luísa Martins
Blog
Luísa Martins

Em Brasília, atua há oito anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

Após nove anos, STF arquiva inquérito da Lava Jato contra Eduardo da Fonte

Investigação havia sido aberta em 2015 por suspeita de corrupção

Deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE)  • 28/05/2024 - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um inquérito da Operação Lava Jato que tramitava há mais de nove anos contra o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE).

A investigação havia sido aberta em março de 2015, com base nos acordos de colaboração premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Segundo os delatores, o deputado teria solicitado vantagens indevidas para atuar contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, no segundo semestre de 2009.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) chegou a denunciá-lo, em 2016, pelo crime de corrupção passiva. Porém, a Segunda Turma do STF rejeitou a acusação, por falta de elementos que corroborassem as delações.

Em 2018, o caso voltou a tramitar por suspeitas do envolvimento do parlamentar em novas irregularidades. Em 2023, a PGR pediu mais uma vez pelo engavetamento.

Cármen afirmou que "o pedido de manutenção do arquivamento formulado pela PGR configura juízo negativo sobre a viabilidade da retomada da persecução penal".

"Considerando os argumentos do Ministério Público, no sentido de não dispor de justa causa para atuar, imprescindível é o acolhimento do pleito por ele formulado", escreveu a ministra.

A defesa de Eduardo da Fonte disse nos autos que o extenso tempo de investigação está "fora de qualquer parâmetro admitido pela jurisprudência para manter quem quer que seja sob o escrutínio policial".