Luísa Martins
Blog
Luísa Martins

Em Brasília, atua há oito anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

Justiça ouvirá testemunhas em ação contra ex-assessor de Bolsonaro por suposto gesto supremacista

Preso por participação nos atos do 8 de janeiro, Felipe Martins poderá acompanhar por videoconferência; audiência será nesta quinta-feira (20)

Filipe Martins
Filipe Martins, assessor da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República  • Foto: Divulgação
Compartilhar matéria

A Justiça Federal de Brasília ouve nesta quinta-feira (20) testemunhas na ação que investiga suposto gesto supremacista praticado por Filipe Martins, ex-assessor-especial de Bolsonaro, durante sessão no Senado, em março de 2021.

Segundo advogados, o ex-assessor de Bolsonaro poderá acompanhar* a audiência de forma remota, por videoconferência, uma vez que Martins está preso desde o dia 8 de fevereiro.

O ex-assessor de Bolsonaro foi alvo da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A PGR acusa Martins de “discriminação e o preconceito de raça, cor e etnia, em detrimento da população negra em geral e contra outros grupos sociais não brancos" ao realizar "gesto apropriado por movimentos extremistas com simbologia ligada à ideia de supremacia branca”.

A CNN tenta contato com a defesa de Filipe Martins.

*Diferentemente do que foi publicado inicialmente, Filipe Martins não presta depoimento na audiência desta quinta-feira (20). Ainda não há data para que ele seja ouvido. A matéria foi atualizada.