Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Luísa Martins
    Blog

    Luísa Martins

    Em Brasília, atua há sete anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

    Justiça bloqueia 18 perfis falsos que desviavam Pix de doações para o RS

    Investigações continuam para responsabilizar criminalmente os responsáveis; MP vê crime de estelionato

    A Justiça bloqueou 18 perfis falsos nas redes sociais que se passavam por autoridades ou entidades idôneas para desviar doações via Pix ao Rio Grande do Sul.

    A informação foi divulgada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), autor da ação judicial.

    Segundo o MPE, os perfis disponibilizavam chaves Pix a pretexto de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, mas o dinheiro acabava sendo usado para proveito próprio.

    A Justiça bloqueou as chaves Pix e determinou o sequestro dos valores transferidos ilegalmente para as contas bancárias dos investigados. A avaliação é de que houve o crime de estelionato.

    As plataformas digitais também foram notificadas a bloquear as contas falsas, no prazo de até cinco dias, e a fornecer mais informações sobre os titulares dos perfis.

    O promotor de Justiça Diego Rosito de Vilas afirmou que as apurações vão prosseguir “para identificar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos no desvio de dinheiro para doações”.