Luísa Martins
Blog
Luísa Martins

Em Brasília, atua há oito anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

Justiça bloqueia 18 perfis falsos que desviavam Pix de doações para o RS

Investigações continuam para responsabilizar criminalmente os responsáveis; MP vê crime de estelionato

Equipes usam barcos para resgatar vítimas da enchente na zona norte de Porto Alegre (RS)
Equipes usam barcos para resgatar vítimas da enchente na zona norte de Porto Alegre (RS)  • Donaldo Hadlich/Código 19/Estadão Conteúdo - 15.mai.2024
Compartilhar matéria

A Justiça bloqueou 18 perfis falsos nas redes sociais que se passavam por autoridades ou entidades idôneas para desviar doações via Pix ao Rio Grande do Sul.

A informação foi divulgada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), autor da ação judicial.

Segundo o MPE, os perfis disponibilizavam chaves Pix a pretexto de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, mas o dinheiro acabava sendo usado para proveito próprio.

A Justiça bloqueou as chaves Pix e determinou o sequestro dos valores transferidos ilegalmente para as contas bancárias dos investigados. A avaliação é de que houve o crime de estelionato.

As plataformas digitais também foram notificadas a bloquear as contas falsas, no prazo de até cinco dias, e a fornecer mais informações sobre os titulares dos perfis.

O promotor de Justiça Diego Rosito de Vilas afirmou que as apurações vão prosseguir "para identificar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos no desvio de dinheiro para doações".