Luísa Martins
Blog
Luísa Martins

Em Brasília, atua há oito anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

TCU quer "efeito surpresa" na fiscalização das emendas

Órgão estuda, junto à CGU, fazer sorteio dos municípios que serão escrutinados

Compartilhar matéria

O Tribunal de Contas da União (TCU) estuda um modelo de fiscalização das emendas pix que envolva um “efeito surpresa” -- provavelmente, um sorteio para definir quais municípios serão submetidos a um escrutínio sobre o uso desses recursos.

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, disse à CNN que essa é uma ideia incipiente, mas que já foi tratada com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho.

Dantas afirmou que o sorteio seria “mais uma camada de filtro” nos critérios que hoje já são utilizados no âmbito do TCU para a fiscalização dos convênios firmados entre os ministérios e os municípios.

Para os convênios, o TCU considera critérios como relevância, materialidade e risco. “O que a gente está pensando é acrescentar mais uma camada para que haja pelo menos um efeito surpresa”, apontou Dantas.

Ainda não está claro, também, se a fiscalização nos municípios sorteados englobará dois ou até quatro anos pregressos. Dantas ainda deve levar o debate aos presidentes dos Tribunais de Contas dos Estados.