É possível ampliar o parque do Ibirapuera, em São Paulo?
O principal parque da cidade atrai milhares de pessoas, especialmente nos finais de semana. Seria possível pensar em sua ampliação?

Inaugurado em 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de São Paulo, o Ibirapuera é considerado o principal parque da cidade, embora não seja o maior.
Essa preferência da população é referendada todo o final de semana, quando milhares de pessoas afluem para a sua ampla área verde e usufruem de sua infraestrutura.
Tombado pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN, ele conta com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx e conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Possui vários equipamentos culturais como o Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Auditório Ibirapuera (Auditório Oscar Niemeyer), Pavilhão da Bienal e o Planetário Aristóteles Orsini. Também possui áreas para a prática de esportes e desenvolvimento de atividades ao ar livre.
Além disso, ele cumpre funções ambientais importantíssimas, com trechos remanescentes de mata nativa que servem de abrigo a várias espécies de pássaros locais e que também servem de ponto de parada para aves migratórias.
A facilidade de acesso foi ampliada com a linha 5 – Lilás do metrô que, embora não fique muito próxima, facilita o acesso a partir de uma caminhada de 15 minutos. Há o projeto de construção da Linha 16 – Violeta que vai integrar diversos parques da cidade, mas sua conclusão deve demorar quase dez anos, pelo menos.
Embora não exista um projeto formal de ampliação do parque, especialmente para atender à demanda nos finais de semana e feriados, é possível considerar essa possibilidade a partir da integração à estrutura do parque de áreas verdes próximas.
O mapa a seguir mostra, em verde escuro, quais seriam essas áreas.

A principal delas é a área onde fica o Obelisco do Ibirapuera aos Heróis de 32, circundada pelas duas pistas da Avenida Pedro Álvares Cabral. A outra área é margeada pela mesma avenida e fica ao lado da Assembleia Legislativa.
São áreas verdes públicas já pertencentes ao município. A integração da maior delas à estrutura do parque poderia ser feita por meio de passarelas que facilitariam o acesso das pessoas.
É claro que essa é apenas uma proposta conceitual, um rascunho. Algo para suscitar o debate diante da possibilidade de oferecer (ou facilitar) acesso da população a áreas verdes já existentes.
Embora as duas áreas tenham acesso franqueado, o entorno do obelisco não tem um acesso fácil, pois o trânsito na avenida Pedro Álvares Cabral é intenso, algo que poderia ser resolvido com a construção de passarelas.
Adicionalmente, seria importante a instalação de equipamentos voltados para a cultura e lazer, considerando especialmente a importância de garantir a facilidade de acesso das pessoas com necessidades especiais.
Enfim, a ideia está lançada.



