Teste em galinhas do Mato Grosso dá negativo; estado descarta gripe aviária
Coleta foi feita no fundo de um quintal na cidade de Nova Brasilândia

O teste para gripe aviária nos fundos de um quintal no município de Nova Brasilândia, no Mato Grosso, deu negativo. Com isso, o estado, um dos seis sob suspeita de gripe aviária, descartou a presença do vírus até este momento.
A CNN apurou com fontes do governo local que as amostras foram coletadas de seis galinhas que estavam mortas e eram consideradas animais de subsistência, ou seja, serviam para fornecer ovos para uma família em zona rural.
A coleta foi feita por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.
O município fica a cerca de 200 km da capital, Cuiabá. A pequena cidade tem cerca de 4 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com isso, baixa para cinco o número de estados sob suspeita, incluindo o Rio Grande do Sul, que já teve casos confirmados em uma granja comercial de Montenegro e em um zoológico de Sapucaia do Sul.
Ainda restam as investigações em Ipumirim (SC), Aguiarnópolis (TO), Salitre (CE), Grancho Cardoso (SE) e Triunfo (RS).
As amostras têm sido enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), localizado em Campinas. O centro pertence ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).



