Pedro Duran
Blog
Pedro Duran

O pai do Benjamin passou pela TV Globo, CBN e UOL. Na CNN, já atuou em SP, Rio e Brasília e conta histórias das cidades e de quem vive nelas

Cardeal brasileiro horas antes do conclave: "Vozes do mundo nos orientam”

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, já se juntou aos demais cardeais na Casa de Santa Marta

Compartilhar matéria

Um entre sete, dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, integra a lista dos brasileiros eleitores do conclave que elegerá o próximo papa.

Embora os vaticanistas apontem poucas chances de um papa brasileiro, todo cardeal tem possibilidade de influenciar as votações, seja pelas articulações ou até mesmo pelos discursos.

A CNN mostrou que usuários de redes sociais recuperaram vídeos de Tempesta na catedral metropolitana do Rio de Janeiro e fizeram uma espécie de "campanha" virtual para que ele fosse eleito o primeiro papa brasileiro — com direito a santinho e jingle eleitoral. Os memes do arcebispo viralizaram em plataformas como Instagram e Tiktok.

Ao sair da última Congregação Geral e se preparar para o conclave, dom Orani falou à CNN sobre as diversas vozes ouvidas nas reuniões dos cardeais, o que também ajuda a revelar o processo de internacionalização da Igreja Católica.

"Foram 12 Congregações Gerais. Nós pudemos ouvir os cardeais do mundo inteiro com suas preocupações, entendendo quais seriam os perfis necessários para o novo Papa", destacou o cardeal.

Alguns atributos foram apontados pelos cardeais como desejáveis para o futuro papa. Entre eles a capacidade de "construir pontes", o espírito "pastoralista", a promoção da paz e o rosto "samaritano" da Igreja Católica.

Ao futuro papa caberá liderar uma legião de 1,4 bilhão de católicos espalhados por vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

As metas para a Igreja "do futuro" foram traçadas nas Congregações Gerais, que terminaram nessa terça (6), véspera do início do conclave.

"Sem dúvida, uma riqueza muito grande: um momento único e importante, em que escutamos as vozes que vêm de todos os cantos do mundo e que nos orientam para o próximo conclave, na eleição do Santo Padre”, acrescentou dom Orani.