Ventos passam de 100 km/h e destelham mais de 100 casas no RS
Chuvas registradas nas cidades de Canoas e Porto Alegre ainda deixaram árvores caídas e escolas afetadas
Os ventos que ultrapassaram 100 km/h deixaram mais de 100 casas destelhadas nas cidades de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e na vizinha Canoas. Dados da Redemet informados pela Defesa Civil do estado apontam ventos de 111km/h em Porto Alegre e 100 km/h em Canoas.
Em Canoas, grande parte da cidade ficou sem luz. A prefeitura contabilizou pelo menos 22 árvores caídas e pelo menos 52 casas destelhadas. Ao todo, 35 escolas sofreram algum tipo de avaria e duas não funcionarão nesta terça (1/4), a Emei Vó Picucha e a Emef Max Oderich.
Em Porto Alegre foram registradas 110 ocorrências relacionadas ao temporal na Defesa Civil. Pelo menos 50 casas foram destelhadas. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atenderam a 67 ocorrências.
Até o início da noite, Porto Alegre tinha recebido mais de 60 milímetros de chuvas. A água invadiu a enfermaria pediátrica e o almoxarifado do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. A prefeitura informou que equipes atuam na limpeza e não há prejuízos aos pacientes.
Já no Pronto Atendimento da Bom Jesus, um gerador teve que ser acionado depois da queda de luz. O plantão de saúde mental do IAPI também ficou sem luz.
No Centro Logístico de Medicamentos Especiais (CELME), o forro do teto cedeu sobre os guichês, molhando computadores e impressoras. Segundo a prefeitura, o estoque de medicamentos está sendo monitorado.