Pedro Venceslau
Blog
Pedro Venceslau

Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

Advogado de Zambelli: expectativa é por manifestação do ministro da Itália

Fábio Pagnozzi disse à CNN que audiência decisiva será no dia 8 de outubro

Compartilhar matéria

Condenada a 10 anos de prisão pelo STF por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) aguarda uma manifestação da Justiça da Itália sobre seu pedido para não ser extraditada.

À CNN, o advogado da deputada, Fábio Pagnozzi, disse que uma audiência decisiva está marcada para o dia 8 de outubro.

Nessa data, a Justiça italiana vai avaliar o pedido de prisão domiciliar e iniciar formalmente a avaliação sobre o processo de extradição.

“O ministro da Justiça, Carlo Nordio, tem a palavra final e já deveria ter se pronunciado”, disse Pagnozzi.

Ainda segundo o advogado, Zambelli está em um regime disciplinar rigoroso na Itália e “mal vê a luz do Sol”.

O advogado da parlamentar bolsonarista conta que ela ficou “emocionada e esperançosa” após receber a visita de uma comitiva de senadores brasileiros recentemente.

Pagnozzi disse ainda que em outubro termina a licença de Zambelli e sua equipe então vai reassumir o gabinete, pelo menos até atingir o número máximo de faltas máximo estipulado pelo regimento.

“O ministro precisa dizer sim ou não para a extradição. Se disser não, Carla deve responder em liberdade na Itália, já que o crime (de uso hacker) é de menor gravidade na Itália”, afirmou Pagnozzi.