Pedro Venceslau
Blog
Pedro Venceslau

Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

"Estados não podem combater o crime organizado no plano nacional”, diz Raul Jungmann à CNN

Responsável por implementar em 2018 o Sistema Único de Segurança Pública, ex-ministro defendeu PEC apresentada por Lewandowski

Compartilhar matéria

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública na gestão Michel Temer (MDB), Raul Jungmann foi o responsável pelo projeto que criou uma arquitetura uniforme na segurança pública em âmbito nacional e definiu diretrizes para o compartilhamento de dados, operações, colaborações e estruturas federal, estadual e municipal.

À CNN, Jungmann disse que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo ministro Ricardo Lewandowski ao Palácio do Planalto para dar à União a competência de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) é ‘muito positiva”.

“O Susp tem limitações. O crime organizado está nacionalizado e transnacionalizado e os estados não podem combatê-lo nesse plano. Sem a PEC, a governo não tem suporte legal para fazer as coordenações da segurança pública”, disse Jungmann à CNN.