José Carlos Semenzato, da SMZTO, revela melhor investimento que já fez
Empresário é o convidado da semana do No Lucro, da CNN
O empresário José Carlos Semenzato, fundador e presidente do conselho da SMZTO, falou em entrevista ao No Lucro, da CNN, sobre o melhor investimento que ele já fez: a construção de uma casa para seus pais.
“O dinheiro mais bem investido da minha vida foi a construção da casa dos meus pais lá em Lins [cidade no interior de São Paulo]”, explicou ele. “Meu pai era pedreiro, ele construía para terceiros e o sonho da vida dele era ter um sobrado e que tivesse uma banheira de hidromassagem na suíte dele.”
Um ano e meio depois de realizar o sonho dos pais com a casa, eles morreram em um acidente de carro. “Aquilo foi um choque para mim. Imagina com 37 anos de idade, perder pai, mãe assim, no auge da ascensão profissional, me marcou muito”, disse Semenzato.
“Essa foi uma das mensagens que a vida trouxe para mim: você pode tudo, mas você não controla o destino. Hoje estamos aqui, mas a gente não tem nenhuma garantia sobre o amanhã”, acrescentou.
Semenzato explica que esse segue sendo o melhor investimento da vida dele, pois não se refere apenas ao dinheiro. “Por menor que seja esse investimento perto dos outros, foi o melhor, porque eu consegui realizar talvez o maior sonho dos meus pais enquanto eles estavam vivos”, falou.
Sem exageros
Com mais de cinco mil franquias em operação e presente em mais de 30 países, a SMZTO ajuda pequenas e médias empresas a crescerem através do franqueamento, mas o empresário explica que é preciso ter segurança antes de investir em uma franquia.
“Hoje temos 5,5 mil franquias em operação, e a gente precisa ter ajuda desse ambiente para que ele esteja favorável para eu dizer para o meu franqueado que ele pode se alavancar e pode montar mais uma loja, pode tomar um empréstimo porque a economia realmente está adequada. Então a primeira coisa que eu digo pra quem vai comprar uma franquia é: converse com franqueados, veja se esse negócio está validado. Não entre em conversa de vendedor. Olhe os números”, falou Semenzato, que também é um dos investidores do programa Shark Tank Brasil.
“O ano passado nós faturamos aproximadamente oito bilhões de reais. Mas esse ano é um ano que se a gente conseguir crescer 10%, eu vou dizer pra você que a gente está feliz”, acrescentou ele.
Semenzato explicou que o seu dinheiro sempre foi utilizado com o propósito de viver bem, mas sem exageros: “Dar o conforto máximo para minha família, comprar tudo aquilo que fosse possível e que não fosse supérfluo. Mas viver bem, curtir a vida de forma moderada, sempre, sem exageros.”
“Eu sei que tem uma linha tênue que passa do que é bacana para o ridículo, de quem está ostentando sem necessidade. Eu sei onde é o limite do aceitável, onde eu estou dando motivação, inspiração para as pessoas e onde eu vou começar a passar daquela linha. E então eu consigo me segurar e preservar um pouco ali minha família, mas sempre com muito cuidado”, falou.
De volta ao “game” aos 40 anos
Semenzato abriu seu primeiro negócio aos 22 anos em 1991: a Microlins, uma empresa na área da educação que viria a se tornar a maior rede de escolas profissionalizantes do Brasil. Em 2010, o empresário fundou a SMZTO após vender a Microlins.
“Eu vendi 100% da minha empresa em 2010 e eu voltei para o game com 43 anos, e eu poderia ter me aposentado. Foram 100 milhões líquido na conta na época que viraria hoje uns 300. Mas eu acho que, primeiro, tive o desejo de empreender. Segundo, dinheiro não aguenta desaforo. Tem que botar o dinheiro para trabalhar”, explicou.
“Já comecei a fazer uma reserva para o futuro porque daqui a algum tempo posso não estar com todo gás para começar uma empresa do zero. E não tem lugar melhor que a renda fixa. Eu não tenho portfólio de ações. Únicas ações que eu possuo hoje é o portfólio das minhas empresas, que já tem risco, já está tudo certo. Por que eu vou pegar meu dinheiro líquido e ainda vou tomar mais risco dele?”, acrescentou o empresário.
No Lucro
Com novos episódios a cada semana, o No Lucro tem a missão de abordar assuntos relevantes no universo das finanças com leveza e informação.
O No Lucro vai ao ar sempre às terças-feiras, às 12h, no canal da CNN Pop no YouTube, e às 23h30, na programação da CNN Brasil, disponível nas principais operadoras de TV por assinatura do país.