Em ato falho, EUA dizem na ONU que Israel é fonte de caos no Oriente Médio
Representante americana afirmou que Israel “espalhou caos, terror e sofrimento” e embaixadores especulam se ela será demitida
A representante dos Estados Unidos cometeu um ato falho na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta sexta-feira (20).
Na sessão, que discutiu o conflito entre Israel e Irã, Dorothy Camille Shea trocou os nomes dos países e disse que o governo israelense disseminou “caos, terror e sofrimento” no Oriente Médio.
“O governo de Israel também espalhou caos, terror e sofrimento por toda a região”,
Logo depois, ela balançou levemente a cabeça notando o erro e se corrigiu: “O governo do Irã também espalhou caos, terror e sofrimento por toda a região”.
A gafe foi notada por embaixadores e virou assunto nos corredores da ONU, segundo uma fonte que estava na reunião e conversou com a CNN Brasil.
Em meio aos comentários, alguns em tom de brincadeira, outros mais sérios, especula-se se ela pode ser demitida.
Na internet, o ato falho também não passou despercebido. Um analista de política iraniano observou: “O maior de todos os atos falhos”.
The mother of all Freudian slips:
“Israel has also spread chaos, terror, and suffering throughout the region” — US Ambassador at the UN Security Council meeting on Iran.
Sometimes, the truth slips through... pic.twitter.com/EO6w9ISLBC
— Trita Parsi (@tparsi) June 20, 2025